RECUPERAÇÃO ESTRUTURAL

A GAMMA ENGENHARIA de Porto Alegre, tem as melhores soluções para a recuperação estrutural de estruturas. Utilizando modernas técnicas de engenharia, e materiais de última geração, lesões estruturais são eliminadas das estruturas, garantindo novamente segurança total e estabilidade estrutural. A recuperação estrutural consiste inicialmente em detectar as patologias nas estruturas e suas causas. Estamos falando de lesões estruturais, em lajes, vigas, pilares e até fundações. As ferragens e o concreto são analisados em laboratório para definição da solução técnica adequada ideal para a estrutura. A ordem dos trabalhos é definida pelo engenheiro ou arquiteto, visando maior eficiência e evitar colapsos na estrutura. A recuperação é feita em etapas, sendo que cada fase serve de apoio para a etapa seguinte.

O processo de execução é lento, pois cada material utilizado leva um determinado tempo para atingir 100% de eficiência. A remoção dos materiais deteriorados devem ser feitos lentamente, após escoramento da estrutura.

A tentativa de acelerar o processo pode causar fissuras e até acidentes, comprometendo os trabalhos. 

Veja a seguir, uma síntese de um processo de recuperação de vigas.

Viga com concreto e ferragem deteriorada.
Viga com concreto e ferragem deteriorada.

Feito o escoramento da estrutura, o processo de recuperação é iniciado com a remoção manual de todo o concreto deteriorado. O entorno das ferragens expostas também é totalmente removido.

Viga com cocreto deteriorado removido manualmente para não causar agravamento da estrutura.
Viga com cocreto deteriorado removido manualmente para não causar agravamento da estrutura.

Com a remoção de todo o concreto, a estrutura é toda picotada manualmente sem o uso de força excessiva, visando uma perfeita aderência do novo concreto, que será aplicado após o tratamento das ferragens oxidadas. Este processo consiste em remoção de toda a ferrugem impregnada, através de processo de decapagem mecânica.


Viga com armadura adicional devidamente  calculada.
Viga com armadura adicional devidamente calculada.

O tratamento das ferragens é feito com produtos químicos específicos para evitar a reincidência de corrosão ou ataques químicos, a armadura complementar é colocada na estrutura, após cálculo estrutural, compensando a perda de resistência das ferragens originais.

Aplicação de concreto sobre as novas ferragens
Aplicação de concreto sobre as novas ferragens

Após a colocação das armaduras metálicas, é aplicado o concreto especial, devidamente dosado conforme ensaios efetuados em laboratório. O concreto recebe aditivos de última geração, propiciando uma obtenção de resistência mecânica rápida e eficiente. O trabalho artesanal continua após a concretagem. A estrutura é envolta em  cobertores e hidratada diáriamente por um determinado período, para evitar fissuras decorrentes da secagem rápida, que podem ser a entrada de agentes químicos, como o gás carbônico e o oxigênio, altamente oxidantes, que podem recomeçar o processo de corrosão das ferragens, que engrossam com a ferrugem e estouram o concreto que não resiste à tração.Caso isto ocorra, o concreto deve ser todo removido e o processo de concretagem totalmente refeito, após de nova preparação da estrutura. 

Instalação de ferragem adicional
Instalação de ferragem adicional

Analisando a foto ao lado, percebe-se a instalação de novas ferragens e a ferragem original, devidamente tratada.Os estribos são fixados com adesivos especiais com resistência extremamente alta, compensando as avarias na estrutura. Neste momento, a estrutura está pronta para receber o novo concreto aditivado.

Estrutura com formas auxiliares
Estrutura com formas auxiliares

Este é apenas exemplo um de processo de recuperação de estruturas. Existem outros processos, com utilização de outros materiais e outras técnicas.Cada situação deve ser analisada individualmente, para determinação dos procedimentos a serem adotados, que variam de caso a caso, conforme as necessidades da estrutura.